Sobre nós

Hábitos tradicionais nas rotinas dos tempos actuais...

16 de janeiro de 2015

Carros anteriores a 2000 proibidos de circular no centro de Lisboa

Estou chateada... É claro que estou chateada.
Sou condutora de um carro de 1999 (bolas, é que foi mesmo pontaria), moro em Lisboa e confesso que esta nova lei não me agrada nada.
Desde de ontem, os automóveis com matrículas anteriores a 2000 e a 1996 passam a estar proibidos de circular, entre as 7h e as 21h dos dias úteis, no centro da cidade de Lisboa.
Não me interpretem mal, é obvio que sou completamente a favor das medidas ambientalistas e que não estou contra a implementação da terceira fase das Zonas de Emissões Reduzidas (ZER). A questão é que, infelizmente, questiono a verdadeira essência desta medida. Porquê nós?! Porquê os mais velhinhos e menos abonados..? Se, de facto, existe uma entidade que anualmente inspeciona todos os veículos e os aprova como aptos para circulação, porque raio é que os velhinhos são os descriminados?! Será assim tão benéfico para o ar poluído da cidade de Lisboa, a redução das emissões dos carros anteriores a 2000? Será que os grandes culpados não serão antes TODOS os carros que diariamente se deslocam em Lisboa? Sabe-se lá quantos, desnecessariamente... Será que não deveria haver uma maior igualdade de direitos e restringir o trânsito a todos em zonas específicas, por exemplo? Ou em dias diferentes para matrículas diferentes?  Sei lá...
O que eu sei é que sinto-me discriminada. O que eu sei é que não gosto da sensação da Câmara de Lisboa e o Governo Português me "obrigarem" a trocar de carro... O que eu sei é que o mais certo é um dia destes ser mandada parar pela polícia, porque a minha "geografia lisboeta" ainda não é assim tão boa, e nem me apercebi que estou numa zona PROIBIDA.

2 comentários:

  1. Não sei se estarei certo, mas parece-me que há excepções para residentes.
    Não sou anónimo, sou Orlando Santos

    ResponderEliminar
  2. Orlando, penso que as excepções são para os residentes das zonas proibidas. Nós morámos em Alvalade, somos residentes de Lisboa, mas não dos locais interditos. Nada nos impede de entrar e sair da nossa rua... A questão é que como moradora em Lisboa, desloco-me com frequência pelas zonas afectadas, e é isso que me chateia/preocupa.

    ResponderEliminar