Sobre nós

Hábitos tradicionais nas rotinas dos tempos actuais...

22 de janeiro de 2015

A dieta Paleo e o comércio tradicional

Lembro-me de ser miúda e os sábados de manhã serem passados na praça de Oeiras com a minha mãe, a minha avó e as minhas irmãs. Naqueles tempos, ainda não havia supermercados ao virar da esquina. Sim, eu ainda sou do tempo em que o Oeirasparque não existia! Mas basicamente, os meus hábitos de infância ficaram perdidos no tempo com o boom das grandes superfícies e a entrada na vida adolescente/adulta. 
Esta vontade, de voltar a comprar produtos no comércio tradicional não surgiu do nada... Na verdade, foi a conjugação de vários factores que me levou a esta resolução. O contacto profissional com as grandes superfícies e consequentemente perceber a estratégia que utilizam, a falta de produtos de qualidade na generalidade dos supermercados, a mudança para o bairro de Alvalade... Tudo isto levou-me a tomar a decisão de, sempre que possível, optar por fazer compras no comércio tradicional. Houve também um factor determinante nisto tudo, a mudança recente de alguns hábitos alimentares.
De há uns meses para cá, e por questões estéticas (admito!), decidi experimentar um novo regime alimentar: A Dieta Paleo ou Dieta do Paleolítico. Esta dieta foi-me "apresentada" pelo Sem Aditivos, através do Jorge e da Filipa, a quem dou os Parabéns pelo belíssimo trabalho que tem vindo a desenvolver. Mas, o que inicialmente começou por ser estética, acabou por se transformar num estilo de vida...
Não vou perder muito tempo a explicar os fundamentos da dieta, até porque não tenho ainda conhecimentos para tal (para isso remeto-vos para o Blog do Sem Aditivos, que é a minha "Bíblia" e a nível nacional acredito que é o melhor que se pode ler). Mas, de uma forma muito generalista, a dieta Paleo baseia-se nos princípios da alimentação do homem do paleolítico: Proteína (carne, peixe, ovos), gorduras, frutas e vegetais, eliminando por completo os produtos derivados do surgimento da agricultura, tais como, os cereais e todos os seus sub-produtos (pão, massas, bolachas,etc) as leguminosas, e os açúcares. Excluem-se também todos os produtos muito processados e aditivados. Esta dieta, e a sua divulgação dentro do meio social, acaba sempre por gerar uma série de piadas e contestações (como qualquer dieta, na minha opinião) mas a verdade é que na sua essência, a dieta paleo despertou em mim uma vontade ainda maior de comer melhor!
Sempre tive alguma preocupação com aquilo que consumo (provavelmente ossos do ofício...) mas ao abraçar o regime paleo, ao estudar a dieta, ao ler toda a informação a que temos acesso através da internet, percebi o quanto era importante para mim comer melhor! Produtos de mais qualidade, o mais naturais possíveis, menos transformados e, sempre que possível, confeccionados em casa...
É claro que tudo isto dá trabalho. E apesar de eu nunca ter sido uma grande adepta da fast-food, a verdade é que costumava utiliza-la em casa como S.O.S, para os dias em que se chega tarde e já não há pachorra para fazer mais nada... Mas desde que adoptei este novo regime, as “comidas prontas” não entram lá em casa. Se dá trabalho? Dá. Se às vezes custa e dá vontade de desistir? Sim!!!
Não é fácil conseguir reunir-se forças, tempo e dinheiro para ir todas as semanas ao mercado. Não é fácil, depois de um dia de trabalho, ir para casa cumprir com todas as tarefas domésticas e ainda estar preocupada em confeccionar pratos saudáveis. Não é fácil estar sempre a planear as refeições de modo a não faltarem ingredientes em casa... Sim, porque depois não há pizza no congelador que nos salve!
No entanto, e apesar de todas as dificuldades, para mim o saldo é positivo. Nos primeiros meses perdi 5kg, entretanto já recuperei dois, mas devido a asneiras minhas - admito, mea culpa. Mas o prazer de comer comida saudável, a descoberta de novos sabores, a capacidade de vibrar com receitas saudáveis e saborosas, e as melhorias físicas nomeadamente a nível intestinal e de más digestões, só me faz continuar apostar ainda mais neste novo regime.

E é a procura de uma alimentação saudável que me dá motivação para procurar, todas as semanas, produtos saudáveis e de qualidade.



Sem comentários:

Enviar um comentário